A Transferência Digital de Veículos (TDV) é um serviço que realiza a transferência de propriedade de carros e motos, emitindo novos documentos em até 5 minutos. Desde seu lançamento em março de 2024, já foram registradas mais de 110 mil transações.
O maior número de transações ocorreu em novembro, com um aumento de novos usuários, incluindo revendedores de veículos. Em um único dia, 800 TDVs foram realizadas, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). No total, em novembro, foram 8.018 operações, totalizando 102.144 TDVs até o final do mês.
LEIA MAIS: Poupatempo amplia plataforma digital para facilitar acesso aos serviços públicos
Inicialmente disponível apenas para transações entre pessoas físicas, a TDV agora pode ser utilizada para diversas transferências de veículos. Compradores em revendedoras podem registrar o veículo em seu nome instantaneamente, e os vendedores também podem realizar a operação em poucos minutos – frequentemente em segundos.
O serviço está acessível pelo portal e aplicativo do Detran-SP, pelo aplicativo Poupatempo Digital, e também em cartórios, que digitalizam documentos e os enviam ao sistema do Detran-SP. A Carteira Digital de Trânsito (CDT) também se integra a esse sistema, permitindo que o cidadão registre a comunicação de venda e, a partir disso, direcione-se para a TDV.
LEIA MAIS: Detran-SP avança na transformação digital e reduz prazos de serviços básicos
Com mais de 110 mil TDVs concluídas até dezembro, estima-se que a ferramenta tenha gerado uma economia superior a R$ 34 milhões para o governo e a população. Essa economia inclui aproximadamente R$ 31,5 milhões em despesas com deslocamento, tempo gasto, intermediários e reconhecimento de firma em cartório, que não é necessário na TDV, dado que esta utiliza reconhecimento facial e cruza dados entre o Detran-SP, o Tribunal Superior Eleitoral e a Receita Federal. O uso de biometria, criptografia e blockchain garante a segurança do serviço.
A TDV, que pode ser feita sem a necessidade de deslocamento, oferece praticidade, disponível todos os dias das 6h às 22h, incluindo fins de semana.
No ano de seu lançamento, a Transferência Digital de Veículos foi agraciada com o prêmio internacional Gartner Eye on Innovation Awards for Government, marcando a primeira vitória do Brasil no evento desde 2021.
Além disso, em outubro, a TDV conquistou o segundo prêmio na categoria Órgãos Estaduais na premiação Agilidade Brasil, parte do evento Agile Trends GOV 2024, que é o maior encontro de inovação e agilidade no setor público.

Leave a Comment