O trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, recentemente inaugurado na última segunda-feira (22) pelo Governo de SP, representa um marco significativo para a agenda ambiental no estado. Além de ajudar a eliminar congestionamentos e melhorar a mobilidade e a capacidade logística, a obra também colabora para reduzir a poluição na área metropolitana. Estima-se que cerca de 18 mil caminhões deixem de circular diariamente pela cidade de São Paulo, o que pode resultar numa diminuição de 6% a 8% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) na capital ao longo da totalidade do trecho.
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Quando finalizada, a obra conectará os trechos Oeste, Sul e Leste do Rodoanel, ampliando ainda mais os benefícios na redução de emissões na Grande São Paulo. O fortalecimento do anel viário auxilia na descarbonização do sistema de transporte ao redirecionar o tráfego de veículos pesados e minimizar congestionamentos, reduzindo assim as emissões de poluentes geradas pela queima ineficiente de combustíveis em velocidades reduzidas. Espera-se que cerca de 40 mil veículos, a maioria caminhões e carretas, utilizem diariamente o novo trecho.
A preocupação com os impactos ambientais tem sido uma prioridade desde o reinício das obras em 2024, quando foram implementados programas para monitorar e proteger a fauna nas áreas afetadas. O traçado passa por regiões da Serra da Cantareira, integrando áreas de Mata Atlântica e zonas de preservação ambiental.
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Em regiões com maior densidade de fauna, foram construídas passagens subterrâneas para animais. Durante a construção, também foram realizadas ações de reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e análises técnicas para avaliar os impactos sobre a flora e fauna, conforme os programas ambientais estabelecidos.
O trecho que será entregue pelo governador se estende do km 129 ao km 153, totalizando 24 km de pistas duplas com três faixas de rolamento, conectando a Rodovia Presidente Dutra à Rodovia Fernão Dias. A estrutura inclui quatro túneis que somam dois quilômetros, além de viadutos e acessos.
Progresso nas obras
As obras do Trecho 2 estão avançando com a construção das pistas na área da Rodovia Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo. A entrega está prevista para o segundo semestre de 2026, quando o Rodoanel Norte estará completamente operacional.
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Após uma pausa de seis anos, as obras do Rodoanel Norte foram retomadas no governo de Tarcísio em abril de 2024 – seis meses antes do previsto – e atualmente estão 59% concluídas. O trecho terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá, com um investimento total de cerca de R$3,4 bilhões, sendo R$1,35 bilhão provenientes do Estado de São Paulo e R$2 bilhões da concessionária.
Além disso, o trecho Norte facilitará o acesso ao Porto de Santos, aumentando a capacidade logística para a exportação do PIB nacional e melhorando a competitividade da Baixada Santista e do estado como um todo. Também promoverá a integração logística entre o Sudeste e o Nordeste via Dutra e Fernão Dias.
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SP pra Toda Obra
Este projeto faz parte do programa SP pra Toda Obra, uma iniciativa do Governo de São Paulo que visa a modernização de 21,2 mil quilômetros de rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-SP) e pelas concessionárias, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O investimento total de R$30,5 bilhões é o maior já realizado no estado.
Coragem para fazer o impossível: São Paulo na Direção Certa
Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo tem atuado com ousadia para enfrentar desafios históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos inovadores que deixarão um legado para a população. Resultados antes considerados inatingíveis agora se tornam realidade: a entrega da primeira fase do Rodoanel Norte, a operação da Linha 17-Ouro do metrô prevista para março, o início da construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá, a erradicação da Cracolândia no centro da cidade, o fornecimento de água a 2 milhões de pessoas e tratamento de esgoto para mais 3 milhões após a desestatização da Sabesp, a construção de 76 mil casas próprias com mais 110 mil em desenvolvimento, 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas na saúde pública, R$8 bilhões investidos em 800 instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, 46 mil vagas em universidades através do Provão Paulista, 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, e a menor taxa de homicídios da história, além de quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025. Com coragem para realizar o impossível, São Paulo segue avançando na direção certa!
Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br

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