Inteligência Artificial aprimora a segurança no Rodoanel Norte; descubra seu funcionamento.

A tecnologia é fundamental na operação do recém-inaugurado Trecho 1 do Rodoanel Norte, que foi liberado para motoristas nesta terça-feira (23). O sistema inteligente de monitoramento conta com 32 câmeras equipadas com inteligência artificial e uma gestão centralizada das informações, permitindo que o Centro de Controle Operacional (CCO) atue de maneira contínua na prevenção de riscos, na resposta ágil a incidentes e na proteção dos usuários da rodovia.

O CCO é o “cérebro” da operação do Rodoanel Norte, recebendo, analisando e convertendo todas as informações da rodovia em ações práticas. Ele opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, monitorando o trecho e oferecendo suporte constante às equipes operacionais.

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A estrutura do CCO possibilita o acompanhamento em tempo real de tudo o que acontece na rodovia, permitindo que os agentes sejam direcionados para as ações necessárias, sempre priorizando a segurança dos usuários. Ao longo dos 24 quilômetros, os dispositivos conectados ao CCO monitoram as condições da via e utilizam inteligência artificial para identificar automaticamente situações anormais.

“Com nossas câmeras de inteligência artificial, conseguimos identificar eventos inusitados de forma automática, desde cones caídos até motoristas com comportamento inadequado”, explica Brendon Ramos, CEO da concessionária Via Appia, à Agência SP. “Qualquer anomalia no padrão é sinalizada pelo sistema.”

Categorizar cada ocorrência permite que o CCO adote respostas personalizadas conforme o evento. Assim que um alerta é gerado, o CCO mobiliza rapidamente os recursos necessários, como guinchos, ambulâncias ou equipes de apoio, reduzindo o tempo de resposta e aumentando a segurança dos usuários.

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A tecnologia também assegura suporte imediato aos túneis do Rodoanel Norte. O CCO monitoriza constantemente os sistemas nesses trechos, permitindo uma resposta rápida a anomalias, como veículos com problemas mecânicos. Em situações graves, o CCO pode acionar remotamente os sistemas de segurança, incluindo sistemas anti-incêndio nos túneis.

Além disso, o CCO monitora a fauna local, registrando a passagem de animais e identificando áreas com maior incidência, o que ajuda na gestão das passagens de fauna, aumentando a segurança tanto para motoristas quanto para os animais e reduzindo o risco de acidentes.

Rodoanel liberado para motoristas na terça-feira (23)

Tecnologia Avançada

As câmeras do Rodoanel Norte são equipadas com tecnologias de ponta e têm potencial para evoluir ao longo do tempo. Segundo Brendon Ramos, o padrão tecnológico permite configurar a identificação de comportamentos de risco. À medida que a operação avança, a inteligência artificial se adapta e melhora a detecção de eventos, tornando o monitoramento ainda mais eficaz.

A infraestrutura do CCO é sustentada por um sistema de energia que garante sua operação mesmo em situações adversas, com várias camadas de segurança: fornecimento da concessionária, sistemas de no-break e geradores próprios. “É uma estrutura projetada para estar sempre ativa”, afirma o CEO.

Centro Bem Equipado

Além do monitoramento visual, o CCO desempenha um papel estratégico na coordenação das equipes de atendimento ao longo do Rodoanel. A equipe operacional inclui três guinchos, dois leves e um pesado, duas ambulâncias (uma de pronto atendimento e outra de suporte avançado), e caminhões boiadeiro e-pipa, além de equipes permanentes de inspeção de tráfego.

O CCO também gerencia o atendimento telefônico através do 0800 da rodovia, voltado para emergências e informações sobre o tráfego, enquanto a Ouvidoria funciona em horário comercial para receber reclamações, solicitação de serviços, sugestões e elogios, permitindo ao CCO focar totalmente nas demandas operacionais e emergenciais.

Para a concessionária, o modelo adotado no Rodoanel Norte é um legado tecnológico para o Estado de São Paulo, demonstrando que é possível implementar no Brasil padrões de monitoramento comparáveis aos das rodovias mais modernas do mundo, com acompanhamento em tempo real de toda a via e decisões centralizadas em um único CCO. Segundo a empresa, esse modelo é sustentável e deve evoluir continuamente, estabelecendo o Rodoanel Norte como um dos primeiros grandes exemplos dessa nova era de infraestrutura rodoviária no estado.

Brendon Ramos acredita que a implementação no Rodoanel Norte representa um avanço significativo para o estado. “Demonstrar a possibilidade de trazer um padrão tecnológico avançado para o Brasil é apenas o começo”, afirma. Ele espera que esse modelo seja replicado em outras rodovias concedidas no país, “onde 100% da rodovia é monitorada e as informações chegam a um centro único, que pode agir rapidamente para salvar vidas. Este é um legado que se solidificará, com o Rodoanel como um exemplo distintivo.”