Governo de SP inaugura a primeira fase do Rodoanel Norte

Nesta segunda-feira (22), o Governo de São Paulo inaugurou a primeira fase do trecho norte do Rodoanel Mário Covas, compreendendo do km 129 ao km 153, entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias. As operações começam amanhã (23), destacando o compromisso com a modernização das rodovias, a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Após seis anos sem progresso, as obras foram reiniciadas pelo Governo Tarcísio em abril de 2024, adiantando-se seis meses em relação ao plano original. Este primeiro trecho promete otimizar o tráfego, diminuir congestionamentos e remover veículos pesados das vias marginais, contribuindo para a melhora da qualidade do ar e a redução do tempo de deslocamento.

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“Amanhã, esse trecho será aberto e muitos irão se beneficiar dessa nova conexão. O Rodoanel, quase 30 anos após sua idealização, está em fase de conclusão. Com a abertura, retiraremos 10 mil caminhões das marginais, proporcionando mais tempo em casa para os motoristas e diminuindo o tempo no trânsito. Este projeto, que parecia inviável, está se concretizando com a entrega antecipada do trecho 1”, afirma o governador de SP.

O trecho 1 do Rodoanel Norte possui 24 quilômetros de vias com três faixas de rolamento e inclui quatro túneis com dois quilômetros de extensão, além de pontes e viadutos. Estima-se que cerca de 40 mil veículos, incluindo mais da metade caminhões, vão utilizar a nova via diariamente.

O trecho contará com uma Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) no km 135, que fornecerá estacionamento, banheiros, água potável e áreas de descanso. Também haverá um Centro de Controle de Operações (CCO) no km 156, além de uma base da Polícia Militar Rodoviária para segurança na região.

Adicionalmente, para proteger a biodiversidade, o trecho incluirá quatro passagens subterrâneas para a fauna, ajudando a minimizar atropelamentos de animais silvestres locais.

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O trecho 1 do Rodoanel Norte possui 24 quilômetros de vias concluídas com três faixas de rolamento

Rodoanel Norte

As obras do trecho norte do Rodoanel Mario Covas são realizadas pela concessionária Via SP Serra, parte do Grupo Via Appia. O projeto total terá 44 quilômetros, atravessando São Paulo, Guarulhos e Arujá.

Com a entrega do trecho 1, os trabalhos continuarão para a finalização do trecho 2, que se estenderá até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, prevista para conclusão no segundo semestre de 2026.

Esse projeto faz parte do programa SP pra Toda Obra, que prevê melhorias em 21,2 mil quilômetros de rodovias sob a administração do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) e das concessionárias, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). O investimento totaliza R$ 30,5 bilhões, o maior da história paulista.

O trecho norte do Rodoanel receberá um investimento de aproximadamente R$ 3,4 bilhões — sendo R$ 1,35 bilhão oriundo do Estado de São Paulo e R$ 2 bilhões da concessionária. Durante a construção, estima-se a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI), com a fiscalização da Artesp.

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Trecho do Rodoanel Norte

Mais segurança e tecnologia para os usuários

A rodovia será equipada com 32 câmeras, incluindo nos túneis, e cinco painéis de mensagens, além de cobertura 4G em todo o percurso, assegurando sinal de celular, mesmo dentro dos túneis. Haverá dois pórticos do Siga Fácil, oferecendo 5% de desconto nas tarifas para usuários com tag.

Siga Fácil

O Siga Fácil, sistema do Governo de São Paulo, substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, que identificam veículos por placas ou tags, tornando o pagamento mais rápido e eficiente. Os motoristas pagam apenas pelo trecho percorrido, eliminando filas e reduzindo acidentes. O sistema será implementado gradualmente em novos projetos de concessão e nos contratos existentes. Para mais informações, acesse o site sigafacil.sp.gov.br, onde estão disponíveis mapas dos pórticos, opções de pagamento e canais de atendimento.

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Obras do Rodoanel
O Rodoanel Norte usa asfalto com tecnologia utilizada em pistas de Fórmula 1
O projeto faz parte do programa SP pra Toda Obra