Com nova fase de investimento, ETA Rio Grande expande sua capacidade para atender mais de 2,4 milhões de moradores da região do ABC.

A Sabesp iniciou uma nova fase de investimentos na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Grande, com um aporte de R$ 100 milhões. Essa etapa visa modernizar e aumentar a capacidade de abastecimento da estação em 1.000 litros de água por segundo, elevando o total para 5,9 mil litros por segundo, o que equivale a 16,8 bilhões de litros de água tratada mensais.

Com esse aumento na vazão, a infraestrutura poderá fornecer água para aproximadamente 2,4 milhões de pessoas. A conclusão dessa fase é esperada até dezembro de 2026.

Situada na Rodovia Anchieta, a ETA Rio Grande é essencial para os moradores do Grande ABC, abastecendo São Bernardo e partes de Diadema e Santo André. Além disso, a estação tem a capacidade de melhorar o fornecimento de água em bairros da Zona Sul da cidade de São Paulo.

Nova Fase

A primeira fase de ampliação da ETA Rio Grande foi concluída em julho de 2025, com um investimento de R$ 80 milhões, que aumentou a capacidade da estação em 400 litros por segundo, suficiente para atender mais 120 mil pessoas.

Resiliência Hídrica

Além de ampliar a produção e assegurar um maior volume de água para a população, as modernizações na ETA Rio Grande, junto com outras estações como ETA Cotia, Guara (Guarapiranga), ETA Guaraú, ABV, ETA Itapecerica e ETA Embu-Guaçu, têm como objetivo fortalecer a segurança hídrica do sistema de abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.