Chegar aos 60 anos não é sinônimo de aposentadoria ou estagnação profissional. Com o objetivo de expandir as oportunidades para esse público—que representa 17,5% da população paulista—, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) lançou no início do mês o programa Trampolim 60+. Este programa oferece aulas para pessoas com 60 anos ou mais que desejam se reinventar no mercado de trabalho, promovendo qualificação, recolocação profissional, empreendedorismo e geração de renda através do Portal Trampolim.
Um exemplo inspirador é o de Reinaldo Faustino, 64 anos, que optou por não desacelerar. Morador de Mongaguá, no litoral paulista, ele decidiu aprimorar suas habilidades por meio dos cursos oferecidos pela Secretaria. Ele compartilha que envelhecer é, na verdade, uma oportunidade de reinvenção. “Trabalhei quase trinta anos transportando pacientes para hemodiálise, quimioterapia e radioterapia de São Paulo a Santos. Com a pandemia, fiquei sem trabalho. Foi então que conheci os cursos do Qualifica SP; fiz aulas de hidráulica, elétrica e colocação de pisos. Aprendi muito e hoje estou empregado todos os dias”, relata.
Reinaldo participou de diversos cursos presenciais na área de serviços gerais e manutenção predial. “Fiz cursos de elétrica, hidráulica e colocação de pisos. Meu pai era torneiro mecânico e eu já tinha alguma experiência, mas os cursos me deram conhecimento adicional. Até as habilidades que já possuía, eu aperfeiçoei”, explica ele.
LEIA TAMBÉM: Trampolim 60+ investe na capacitação como via para renda, autonomia e longevidade ativa.
As inscrições para os cursos do Trampolim 60+ estão abertas e incluem formações em diversas áreas, como manutenção, alimentação, logística, eventos e administração. Os interessados podem se inscrever, tanto para aulas presenciais quanto online, até 11 de janeiro de 2026, através do portal: www.trampolim.sp.gov.br.
Economia da Maturidade
A história de Reinaldo ilustra a realidade de uma população que continua ativa e inserida na economia. Segundo dados do IBGE, cerca de um quarto da população idosa do Brasil reside em São Paulo, e mais de 26% dos paulistas com 60 anos ou mais ainda estão no mercado de trabalho, seja para continuar suas carreiras, gerar renda, atualizar suas habilidades ou iniciar pequenos negócios em novas etapas da vida.
Esses dados ressaltam o papel dessa faixa etária no mercado e sua contribuição para a economia do país. “Ao chegar aos 60, trazemos muita experiência, e muitos da minha idade ainda estão ativos. Eu faço de tudo um pouco na manutenção e sempre aparecem novas oportunidades de trabalho. A qualificação é fundamental, pois, através da educação, conseguimos continuar contribuindo, aprendendo e trabalhando”, afirma Reinaldo.
LEIA TAMBÉM: PATs realizam dia D com feirões de emprego, incluindo vagas para pessoas acima de 60 anos em São Paulo.
Sobre o Trampolim 60+
O Trampolim 60+ é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, que prioriza vagas na plataforma e oferece formação profissional em áreas demandadas pelo mercado, além de cursos em gestão e letramento digital. O programa também proporciona acesso a microcrédito, em parceria com o Banco do Povo, visando promover a inclusão produtiva de pessoas acima de 60 anos.

Leave a Comment