São Roque se destacou no Programa Município VerdeAzul (PMVA) para o ciclo 2024-2025, alcançando a primeira posição no Grupo 3 com 91 pontos. A cidade venceu entre os municípios com população entre 50 mil e 99.999 habitantes e foi agraciada com o Prêmio Governador Franco Montoro, concedido pelo governo do estado aos líderes em cada categoria populacional. O programa é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Governo de São Paulo.
A cidade teve um desempenho notável em Recursos Hídricos, apresentando um Plano Municipal de Despoluição de Córregos e Preservação de Áreas de Preservação Permanente, elogiado pelos avaliadores. Também obteve pontuação no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e/ou Cerrado, reforçando assim o compromisso em proteger a Mata Atlântica e garantir a gestão hídrica.
Outro ponto forte foi o Programa Municipal de Educação Ambiental, que implementou ações integradas e contínuas, demonstrando uma forte sinergia entre conservação, gestão de recursos naturais e mobilização da comunidade. De acordo com os técnicos, a conjunção de planejamento hídrico, preservação ambiental e educação foi fundamental para o desempenho positivo de São Roque no PMVA.
“O resultado do município evidencia como um planejamento estruturado e um forte compromisso com a agenda ambiental podem trazer melhorias concretas para a qualidade de vida das pessoas. Quando os gestores priorizam o meio ambiente, todas as áreas, como saneamento e adaptação climática, se beneficiam. Esse é o caminho que buscamos reforçar em todo o Estado”, declara Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Sobre o programa
O PMVA é baseado em dez diretrizes que estabelecem as metas ambientais para os municípios. O ciclo 2024/2025 foi o primeiro a seguir a Resolução Semil36/24, que trouxe novidades ao programa, incluindo o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEESP), uma ampliação das ações relacionadas às mudanças climáticas e uma nova diretriz específica voltada para recursos hídricos — incentivando a manutenção de áreas de preservação permanente e medidas de desassoreamento.
A avaliação considera documentos comprobatórios de 52 atividades que definem critérios mínimos para uma gestão ambiental e climática eficiente. Passivos ambientais sob a responsabilidade do poder público também são levados em conta.
Os municípios são categorizados em cinco grupos populacionais, facilitando a comparação entre cidades de tamanhos semelhantes. Os melhores colocados em cada grupo recebem o Prêmio Governador Franco Montoro, enquanto aqueles que alcançam mais de 75 pontos garantem o Certificado Município VerdeAzul.
Neste ciclo, os primeiros lugares em cada grupo obtiveram notas máximas nas diretrizes de Governança Ambiental, Educação Ambiental, Saneamento básico, Resíduos Sólidos e Zoneamento Ecológico-Econômico.
Para mais informações sobre o Projeto Município VerdeAzul e como participar, clique aqui.

Leave a Comment