O projeto da Linha 6-Laranja, do Governo de SP, que conectará a região da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da capital, já atingiu 75% de execução. A entrega do primeiro trecho, que vai de Brasilândia até a Estação Perdizes, está prevista para o segundo semestre de 2026, enquanto o segundo trecho, que vai de Perdizes a São Joaquim, deve ser concluído em 2027. A nova linha terá um total de 15 estações.
O progresso das obras destaca o compromisso do Estado em expandir o transporte público de alta capacidade, promovendo a integração das regiões Norte, Oeste e Central de São Paulo.
Entre as etapas mais avançadas estão as estações Água Branca, Perdizes e Santa Marina, todas com mais de 85% de conclusão. Outras estações significativas, como Brasilândia, João Paulo I, SESC-Pompéia e PUC Cardoso de Almeida, também ultrapassam 70% de execução, evidenciando o avanço constante por toda a linha.
Após a conclusão, a Linha 6 oferecerá conexões diretas com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 7-Rubi, melhorando a distribuição da demanda e reduzindo os tempos de viagem. Conhecida como a “linha das universidades”, beneficiará diretamente sete instituições de ensino superior e outras quatro de maneira indireta, com uma demanda estimada em mais de 633 mil passageiros por dia.
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Após o término da escavação dos túneis, previsto para fevereiro de 2025, as obras continuarão em várias frentes simultaneamente, avançando na instalação de trilhos, sistemas e na recepção das composições. A linha contará com 22 trens novos, mais eficientes e sustentáveis.
A Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada que gerou mais de 10 mil empregos e é estruturada pela SPI, que assegura segurança jurídica, disciplina contratual e previsibilidade na execução de projetos estratégicos. O projeto faz parte do PPI-SP, que reúne mais de R$550 bilhões em investimentos focados em mobilidade, rodovias, infraestrutura social e energia.
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SP Nos Trilhos
A concessão da linha faz parte do programa SP Nos Trilhos, que abrange mais de 40 iniciativas para expandir e modernizar o transporte ferroviário em todo o Estado. Essas ações totalizam R$194 bilhões em investimentos e cobrem mais de 1 mil km de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, com potencial para gerar 150 mil empregos.

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