Futebol feminino da região conquistou um dos três títulos.

O Taubaté é o único time da região a avançar para as semifinais da Copa Paulista de futebol feminino, conseguindo a classificação após vencer nos pênaltis. O São José foi derrotado pelo Santos e o Pinda decidiu não viajar, deixando a vaga para o adversário.

Neste sábado de manhã, no Joaquinzão, o Taubaté teve um bom começo e abriu o placar rapidamente, aos 8 minutos. Após um passe em profundidade pela direita, uma zagueira do time adversário rebateu, e a bola sobrou para Andressa Lodi, que aproveitou e chutou com precisão.

O jogo se tornou equilibrado, mas no segundo tempo, o Taubaté conseguiu aumentar a vantagem, aos 15 minutos. Após um escanteio, uma nova cobrança pela esquerda resultou em um cruzamento diagonal. A zagueira Mariana Cristina, que se posicionou bem na segunda trave, mergulhou e cabeceou para o gol.

O Mauaense não se entregou e reacendeu as esperanças aos 30 minutos. A volante taubateana Andressa Ferreira, após fazer falta, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulsa. Na cobrança ensaiada, um cruzamento curto pela esquerda foi bem aproveitado, e na área, Thaís cabeceou e marcou o primeiro gol das visitantes.

Animado, o Mauaense buscou o empate aos 37 minutos. Após um cruzamento da direita, a goleira Yolanda deixou a bola escapar, e Isa Morais empurrou para o fundo das redes, igualando o placar em 2 a 2 e levando a partida para a decisão por pênaltis.

Nas penalidades

O Taubaté iniciou a série e venceu por 3 a 0, com a seguinte sequência: Edilene (Taubaté) na trave (0 a 0), Ana Luiza (Mauaense) para fora (0 a 0), Andressa Soares (Taubaté) fez gol (1 a 0), Isa Morais (Mauaense) teve o chute defendido (1 a 0), Rebeca (Taubaté) acertou (2 a 0), Gabi (Mauaense) na trave (2 a 0) e Andressa Lodi (Taubaté) fez o terceiro gol (3 a 0).

Com apenas um ponto somado pelo empate no tempo regulamentar, o Taubaté, que teve a terceira melhor campanha entre os semifinalistas, se preparou para enfrentar o Santos ou o vencedor do duelo entre Red Bull Bragantino e Centro Olímpico, que jogariam mais tarde, às 17h.

O Pinda, programado para viajar a São José do Rio Preto para enfrentar o Realidade Jovem, anunciou sua desistência da competição em comunicado enviado à Federação Paulista de Futebol na noite de sexta-feira. Assim, o adversário avançou com a quarta melhor campanha, aguardando a conclusão da rodada para saber contra quem jogará nas semifinais, se será o Santos ou o vencedor entre Red Bull e Centro Olímpico.

São José

Em uma partida realizada no estádio Distrital de Diadema, o São José foi derrotado pelo Santos por 8 a 1. O time santista abriu 2 a 0, com Carol Baiana marcando aos 9 minutos e Laryh aos 14. O time joseense ainda conseguiu reagir com um gol de Iasmyn aos 20 minutos.

Os santistas, determinada a ampliar a vantagem, marcaram mais quatro gols antes do intervalo: Laryh aos 31, Júlia aos 40, Nath Pitbull aos 43 e Carol Baiana aos 45. No segundo tempo, a contagem foi ampliada com gols de Luiza Maria aos 32 e Camila Abreu aos 34.