Para comemorar 25 anos de luta contra a fome no estado de São Paulo, o Programa Bom Prato realizará, durante o mês de novembro, o evento “Chef em Ação”, que reunirá cozinheiros das unidades para desenvolver novas receitas e cardápios especiais. Três cardápios finalistas serão escolhidos e apresentados na festa de aniversário do programa, em dezembro.
As 29 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis pela gestão das unidades do programa escolheram um cozinheiro representativo para cada uma, que deverá apresentar uma sugestão de cardápio completo, incluindo prato principal, guarnição e salada, alinhados aos altos padrões de qualidade e nutrição do programa. Todos os participantes receberão um certificado e uma medalha de participação.
Os cardápios serão avaliados nos seguintes critérios técnicos: conformidade com boas práticas, apresentação visual, sabor e textura, equilíbrio nutricional, viabilidade de execução, inovação e organização em equipe durante a preparação.
O concurso será dividido em três etapas eliminatórias. A primeira fase consiste na avaliação técnica inicial, onde os chefs apresentaram suas sugestões, considerando a combinação de sabores, cores, texturas e a adequação aos ingredientes para a data comemorativa.
A segunda fase, iniciada na segunda-feira (10), inclui uma avaliação por meio de registros visuais. Os 15 cozinheiros selecionados na primeira fase enviarão fotos e vídeos das suas preparações e da apresentação do cardápio. Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) visitará as unidades para realizar degustações e selecionar os cinco cozinheiros que avançarão para a próxima etapa.
A última etapa, marcada para o dia 29 de novembro, será a avaliação presencial. Os finalistas terão a oportunidade de preparar e apresentar seus cardápios à equipe técnica da Diretoria de Combate à Fome (DICOF) e a cinco jurados convidados pela SEDS. O cozinheiro com o melhor desempenho será premiado em primeiro lugar, e assim sucessivamente. Os três cozinheiros responsáveis pelos cardápios vencedores receberão prêmios personalizados, certificados especiais de reconhecimento e medalhas conforme suas colocações no concurso.
Os três cardápios finalistas serão oferecidos nas unidades do programa como opções para os almoços em comemoração aos 25 anos, disponíveis em todas as unidades do Bom Prato.
Além de premiar os três cardápios vencedores, o concurso tem como objetivo valorizar o trabalho dos cozinheiros do Bom Prato, estimular a inovação nas receitas e promover a constante melhoria da qualidade do programa.
Avanço na segurança alimentar
Atualmente, o programa conta com 71 unidades fixas, quatro refeitórios e 44 caminhões que atendem em 48 pontos do Bom Prato Móvel, totalizando 123 localidades em 42 municípios. Desde o início desta gestão, foram inauguradas 23 novas unidades, sendo 19 caminhões do BPM e quatro refeitórios.
A alimentação do Bom Prato é subsidiada pelo Governo do Estado de São Paulo, aumentando o acesso a refeições nutritivas e acessíveis. As refeições, que custam apenas R$ 1,00, incluem arroz, feijão, salada, proteína, fruta e bebida.
Em alguns pontos, também são oferecidos jantares (pelo mesmo preço do almoço) e cafés da manhã, comprados por R$ 0,50.
Para consultar os locais de atendimento, acesse a página do programa em https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/acoes-de-protecao-social/programa-bom-prato/

Leave a Comment