Sites, leilões e agências fraudulentas: grupo criminoso na internet movimenta mais de R$ 3 milhões.


Operação Cyberconnect: Desmantelamento de Esquemas Criminosos

Golpes envolvendo leilões virtuais, falsas centrais bancárias, advogados fictícios e até agenciamento de modelos foram descobertos na quinta fase da operação Cyberconnect, realizada nesta quinta-feira (13) em diversos municípios de São Paulo e em mais quatro estados.

A Polícia Civil executou 81 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Mato Grosso. Até o momento, seis homens e duas mulheres foram detidos.

De acordo com Everson Aparecido Contelli, delegado da Delegacia Seccional de São José do Rio Preto e coordenador da operação, “esses indivíduos desempenham papéis de liderança no esquema. Estão organizados em grupos interligados, mas nem todos se conhecem. Alguns pertencem às mesmas células, enquanto outros não têm qualquer vínculo entre si.”

O grupo era alvo de investigação há seis meses por fraudes cometidas em Rio Preto, afetando centenas de vítimas, com um prejuízo estimado em mais de R$ 3 milhões.

Os mandados em São Paulo estão sendo cumpridos na capital e no interior do estado. As prisões foram ordenadas em cidades como Rio Preto, Catanduva e Novo Horizonte.

Durante a operação, foram apreendidos 57 celulares, 16 notebooks, seis pen-drives, dois veículos e mais de 700 produtos adquiridos fraudulentemente, como suplementos alimentares.

Os detidos enfrentam acusações de estelionato digital, furto mediante fraude, extorsão, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Mais de 130 Detidos

A quinta fase da operação Cyberconnect, liderada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter) 5, em São José do Rio Preto, contou com o apoio de vários departamentos da polícia paulista, além das polícias civis dos estados participantes.

Até agora, a operação conjunta já resultou na prisão de 132 suspeitos, na apreensão de 132 celulares e na desativação de 10 sites utilizados para a prática de golpes.