Governador visita sala de situação da Defesa Civil durante alerta de tempestades em SP.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, visitou o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado para monitorar a situação em resposta às previsões meteorológicas do sábado (08). O órgão já emitiu alertas por meio do Cell Broadcast, alertando a população sobre a possibilidade de chuvas intensas e ventos fortes ao longo do fim de semana. Na Grande São Paulo e na costa, as rajadas de vento podem superar os 100 km/h.

“Estamos monitorando de perto as fortes chuvas e ventos que afetam São Paulo. Nosso objetivo é fornecer total suporte à população e se antecipar a possíveis riscos. A Defesa Civil já emitiu alertas em diversas áreas e está pronta para agir e apoiar o que for necessário”, declarou Tarcísio.

As rajadas de vento mais fortes registradas até agora incluem 109 km/h em São José dos Campos, 93 km/h em Ourinhos e 80 km/h na Região Metropolitana.

As chuvas estão mais concentradas nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, Campinas, São José dos Campos, Serra da Mantiqueira e no Litoral Norte. Para as próximas horas, há previsão de chuvas moderadas e rajadas de vento que podem alcançar mais de 70 km/h, especialmente no Leste paulista, onde a Defesa Civil recomenda atenção especial.

O governador também expressou sua solidariedade ao Paraná, que enfrenta ventos de até 250 km/h, causando destruição. “O Governo de São Paulo está pronto para ajudar no que for necessário e oferecer apoio às vítimas. Saibam que têm nossas orações e solidariedade. Vocês não estão sozinhos”, escreveu em suas redes sociais.

Previsão do tempo em São Paulo

Durante todo o sábado, ainda há potencial para chuvas intensas e raios em quase todas as regiões do estado.

  • Vale do Ribeira e Baixada Santista: chuvas fracas a moderadas isoladas, com rajadas de vento possíveis.
  • Litoral e Serra do Mar: risco de rajadas que podem ultrapassar 100 km/h.
  • Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e sul da região de Campinas: ventos de até 90 km/h durante o dia.

À noite, um ciclone extratropical começará a se afastar, provocando a diminuição da intensidade dos ventos e a dissipação das instabilidades na maior parte do estado.

O domingo (09) promete ser marcado por chuvas fracas na capital, na Baixada Santista e no Litoral Norte. No interior, o dia começará encoberto, mas ao longo da tarde ocorrerá uma abertura do tempo, embora ainda com muitas nuvens. A faixa leste manterá um céu nublado, com garoas. Os ventos se acalmarão, com rajadas em torno de 40 km/h.

As temperaturas devem ser amenas: na capital, a mínima será de 15°C e a máxima de 21°C. No interior, em Bauru, a mínima ficará em 17°C e a máxima poderá chegar a 26°C.

Orientações à população em caso de temporais

  • Evitar áreas com árvores e não estacionar veículos sob elas;
  • Recolher objetos soltos em varandas e quintais;
  • Durante tempestades com raios, ficar longe de áreas abertas, estruturas metálicas e água;
  • Nunca atravessar áreas alagadas;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permanecer dentro do carro e ligar para o Corpo de Bombeiros;
  • Em emergências, contatar imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Acompanhar atualizações em canais oficiais e cadastrar seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.

Gabinete de Crise ativado

Para uma resposta rápida a eventuais ocorrências decorrentes das tempestades, o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em estado de alerta, e um gabinete de crise foi mobilizado desde o sábado (8) — o dia com maior potencial de eventos severos no estado.

Entidades como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.