Ipem-SP e ANP estabelecem parceria em cooperação técnica e operacional.

Nesta segunda-feira (3), foi realizada uma importante cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica e Operacional entre a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). O evento teve lugar no Escritório Central da ANP, no Rio de Janeiro.

O objetivo da parceria é fortalecer a fiscalização conjunta, melhorar a troca de informações técnicas e aumentar a eficiência e transparência nas atividades de controle da qualidade e quantidade dos combustíveis vendidos em São Paulo.

Como parte do acordo, as equipes do Ipem-SP receberão treinamento especializado da ANP para se prepararem para ações integradas. Isso inclui fiscalizações em postos de combustíveis, verificação das bombas medidoras com nova metodologia, coleta de amostras para análise da qualidade dos produtos e monitoramento do cumprimento das normas técnicas e metrológicas.

LEIA TAMBÉM: Novo mutirão do Acordo Paulista para regularização de débitos de ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon será realizado nesta quarta (5)

Durante a cerimônia, o superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, ressaltou a importância da colaboração: “Este acordo marca um avanço significativo na fiscalização e na proteção dos consumidores paulistas. A integração entre o Ipem-SP e a ANP permitirá uma maior eficácia nas ações de campo, assegurando mais segurança, transparência e confiança no mercado de combustíveis.”

O evento contou com a presença do diretor-geral da ANP, Artur Watt, da subsecretária de Energia e Mineração da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), Marisa Maia de Barros, além de representantes do Inmetro, do Instituto Combustível Legal (ICL), de fabricantes de bombas medidoras de combustíveis e da equipe da ANP.

Com este novo acordo, o Ipem-SP e a ANP reafirmam seu compromisso de atuar de forma conjunta em favor dos consumidores, no combate a irregularidades e na promoção de um mercado de combustíveis mais justo, seguro e confiável.