Polícia captura chefe de facção com sentença superior a 40 anos.

Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil de São Paulo, em colaboração com a Polícia Civil do Maranhão, capturou um homem considerado uma das lideranças atuais de uma facção criminosa no Maranhão. Ele estava foragido há três anos e foi encontrado em uma residência no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

A operação contou com a participação de policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e de outras unidades da seccional de Taboão da Serra.

LEIA TAMBÉM: Polícia Militar e Gaeco desmantelam esquema de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas

O suspeito, conhecido como Gaspar, é um dos fundadores de uma facção que atua no Maranhão. Após algum tempo, ele se transferiu para outra organização criminosa na região, assumindo papéis estratégicos.

De acordo com as investigações, ele tinha influência decisória sobre o tráfico de drogas na área e ocupava a presidência do chamado “tribunal do crime”. Gaspar estava foragido desde 2022, quando obteve saída temporária e não retornou ao presídio.

Ele enfrenta mais de 18 processos criminais, envolvendo homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa, porte ilegal de arma e roubo, totalizando mais de 40 anos de pena.

O caso foi registrado como captura de procurado no SIG da delegacia de Taboão da Serra. Após os procedimentos administrativos, o homem, de 38 anos, será encaminhado ao sistema prisional do Maranhão, onde ficará à disposição da Justiça para cumprir o restante da pena.