Ação com drones e 1.500 policiais militares enfrenta crimes violentos e contra o patrimônio na região do Grande ABC.

A Polícia Militar de São Paulo está realizando, nesta quarta-feira (29), uma nova fase da Operação Impacto Metropolitano, focada no combate a roubos, furtos, homicídios e latrocínios. A ação abrange todos os municípios do Grande ABC e conta com a participação de mais de 1,5 mil policiais militares, além de 18 drones posicionados em locais estratégicos com alta criminalidade.

LEIA MAIS: Operação SP Mobile detém 3 por venda irregular de celulares na região central de São Paulo

As equipes se reuniram em um pátio na rua Fernão Dias Paes Leme, em São Bernardo do Campo, onde realizaram uma breve reunião antes de iniciar os trabalhos às 15h.

O Comando de Policiamento de Área Metropolitana Seis (CPA/6) lidera a operação, com a colaboração de unidades dos Batalhões de Ações Especiais (Baep) e Comandos de Policiamento de Choque (CPChq), Trânsito (CPTRan), Aviação (CAvPM), Rodoviário (CPRv) e Ambiental (CPAmb).

As equipes se reuniram em um pátio, na rua Fernão Dias Paes Leme, em São Bernardo do Campo, para iniciar os trabalhos às 15h.

Além da Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal operam em conjunto para aumentar a segurança na região. As ações estão em andamento.

Na terça (21), 12 pessoas foram presas em menos de duas horas durante uma operação que utilizou 20 drones em voo simultâneo. Esses drones, utilizados em diversas ações, vão desde operações ostensivas a missões de resgate, permitindo que as equipes em solo tenham uma visão clara das áreas de interesse, minimizando riscos e aumentando a eficácia das operações.

Atualmente, os drones são uma parte essencial da estrutura de segurança pública, sendo empregados em diversas operações, como o combate ao tráfico de drogas, controle de grandes multidões e apoio em desastres naturais.