Encontro pré-COP em São Paulo conta com a participação de mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro.

Nos dias 4 e 5 de novembro, São Paulo se tornará o centro de discussões sobre desenvolvimento sustentável com o Summit Agenda SP + Verde. O evento será realizado no Parque Villa-Lobos, que contará com uma infraestrutura abrangente para receber aproximadamente 500 palestrantes e 10 mil participantes.

O evento começará com um debate no palco principal, que tem capacidade para mil pessoas, sobre a “Nova Visão da Economia Verde”. Estarão presentes o governador Tarcísio de Freitas, moderado por Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente.

LEIA MAIS: Summit SP+Verde premiará as melhores soluções contra as mudanças climáticas

O palco denominado “Economia Verde”, com patrocínio exclusivo do grupo Cosan, também receberá CEOs de grandes empresas para discutir temas como descarbonização, infraestrutura sustentável e inteligência artificial. No dia 5, prefeitos de cidades como São Paulo, Campinas, Santos e Santa Bárbara d’Oeste participarão de um painel sobre o papel dos municípios.

Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Jennie Cato, do TRATON Group — Scania, e Luz Stella, da Associação Colombiana de Gás Natural, que discutirão a descarbonização do setor de transporte brasileiro. Katerina Elias-Trostmann, da Salesforce, abordará segurança hídrica e desenvolvimento, enquanto outros especialistas tratarão de inovação tecnológica e regeneração urbana.

O painel de CEOs contará com Natália Resende, secretária de Meio Ambiente de SP, e outros líderes discutindo infraestrutura e transporte sustentável. A agenda sobre restauração ecológica será liderada por Olavo Correa, presidente da AstraZeneca Brasil.

LEIA MAIS: Summit SP+Verde terá coleta de eletrônicos para gerar mil mudas nativas da Mata Atlântica

Temas como financiamento climático e circularidade industrial também estarão em pauta, com apresentações de nomes como Alvaro Lorenz, da Votorantim Cimentos, e Gustavo Montezano, da YvY Capital.

O fórum contará também com a participação de pesquisadores renomados como Alexander Turra e Suely Mara, que compartilharão conhecimentos sobre oceanos e sustentabilidade urbana.

Personalidades em destaque

O evento terá ainda a chef Laura Braga, que conduzirá uma oficina de culinária sustentável, e Aretha Duarte, a primeira mulher negra a escalar o Monte Everest, em um painel sobre protagonismo feminino. Cíntia Sanchez, ativista da alimentação, também participará, defendendo o direito a alimentos de qualidade.

O estilista Heloisa Faria também marcará presença, trazendo discussões sobre moda sustentável, e David Schurmann apresentará o papel dos oceanos no clima e na vida.

Hermes de Sousa, do Instituto Cacimba, abordará engajamento social e desenvolvimento em favelas no painel “Comunidades Ativas: Territórios de Esperança”.

LEIA MAIS: Summit Agenda SP + Verde oferece programação cultural gratuita no Parque Villa-Lobos

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é uma iniciativa do Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP, que organiza discussões focadas em Finanças Verdes, Resiliência Urbana, Justiça Climática e Transição Energética. O evento incluirá uma série de workshops sobre economia circular e uma rodada de negócios com 70 empresas de oito países.

A programação contará com 20 workshops de gastronomia e apresentações artísticas, além de visitas guiadas e atividades culturais, reafirmando São Paulo como um líder em sustentabilidade e economia verde.

O Summit Agenda SP+Verde conta com o apoio de diversas organizações e patrocinadores, incluindo Cosan, Comgas, Itaú e muitas outras.

Serviço: Summit Agenda SP+Verde
Data: 4 e 5 de novembro de 2025
Hora: Das 9h às 21h
Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo — SP
Entrada gratuita
Programação completa e inscrições em: www.agendaspmaisverde.org.br