PM inicia a maior operação com drones no estado de São Paulo.

A Polícia Militar de São Paulo lançou nesta terça-feira (21) a maior operação com drones do estado. Até agora, dez pessoas foram detidas, incluindo três procuradas pela Justiça. A ação continua nas regiões do ABCD Paulista, Osasco e Alto do Tietê, mobilizando 20 drones que proporcionam uma visão em tempo real das áreas.

A operação faz parte da Operação Impacto, focada no combate ao tráfico de drogas em locais previamente mapeados pelo Centro de Inteligência da Polícia. As imagens captadas estão sendo analisadas por uma equipe do Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M) 7 em Guarulhos, que mantém comunicação direta com os policiais nas ruas.

LEIA MAIS: Polícia de SP prende 17 em grande operação contra facção criminosa responsável por mais de 80 pontos de tráfico

Na operação, foram destacados 230 policiais militares, incluindo unidades do 5° Batalhão de Choque (Canil), com dez cães farejadores, além do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e da Força Tática.

Até o momento, foram feitas dez prisões, com três pessoas procuradas detidas, além da apreensão de 8 quilos de drogas. A operação ainda está em andamento.

O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, acompanhou a saída dos policiais e afirmou: “A tecnologia se tornou nossa aliada para dificultar a vida dos criminosos, asfixiar financeiramente o crime organizado e proporcionar paz à sociedade”.

Um total de 20 drones foram mobilizados, fornecendo uma visão privilegiada das áreas em tempo real.

Operação Impacto

Iniciada em janeiro de 2023, a Operação Impacto visa combater a criminalidade em áreas vulneráveis e com altos índices de violência. Desde seu início, obteve resultados significativos, com 279 mil prisões — incluindo 117 mil procurados —, recuperação de 57 mil veículos roubados ou furtados, apreensão de 491 toneladas de drogas e retirada de 14 mil armas ilegais das ruas.

Agora, com o uso de drones, o objetivo é aumentar a integração da tecnologia nas estratégias de segurança, intensificando o policiamento ostensivo e garantindo a proteção da população.