Primeira-dama Cristiane Freitas convoca deputadas federais para fortalecer iniciativas de prevenção ao câncer de mama.

A primeira-dama de São Paulo e presidente do Fundo Social do Estado, Cristiane Freitas, acolheu nesta sexta-feira (17) no Palácio dos Bandeirantes as deputadas federais Maria Rosas e Rosana Valle, com o intuito de fortalecer a campanha “Prevenir é a sua melhor chance”. O encontro pretende ampliar as ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A presença das parlamentares destaca a importância da colaboração entre o Governo do Estado e o Congresso Nacional, ressaltando a prevenção, o fortalecimento da rede de apoio e a divulgação dos serviços disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: Fundo Social de SP lança campanha ‘Prevenir é sua melhor chance’

Esse encontro é parte de uma série de agendas promovidas pela primeira-dama, Cristiane Freitas, para expandir as atividades do Outubro Rosa em São Paulo. Durante o lançamento oficial, em 8 de outubro, 109 primeiros-damas e primeiros-cavalheiros municipais receberam orientações sobre como engajar suas comunidades na campanha. Na última terça-feira, 10 deputadas estaduais se reuniram para discutir o mesmo tema, fortalecendo a articulação entre o Governo de São Paulo e o Legislativo em prol da saúde da mulher.

“Esta campanha vai além da conscientização; é uma rede de cuidado. A parceria das deputadas é fundamental para que mais mulheres se sintam apoiadas, informadas e motivadas a cuidar da própria saúde. Prevenir é sempre a melhor opção”, enfatizou a primeira-dama Cristiane Freitas.

Ações do Governo de São Paulo

O lançamento do programa também ressaltou as políticas públicas do Governo de São Paulo voltadas para a saúde da mulher, focando no acesso e na qualidade do tratamento do câncer de mama. A Rede Hebe Camargo, composta por 79 hospitais especializados em oncologia, realizou em apenas sete meses de 2025 mais de 1,7 milhão de exames e 352 mil sessões de quimioterapia, com investimentos que totalizaram R$471 milhões.

O Hospital da Mulher, considerado referência em oncologia ginecológica e mamária na América Latina, completou quase 30 mil infusões de quimioterapia entre janeiro e agosto de 2025.

O programa Carretas Mulheres de Peito, que oferece mamografias gratuitas em diversas áreas do Estado através de unidades móveis equipadas, realizou mais de 40 mil exames entre 2023 e agosto de 2025, com investimentos que ultrapassam R$12 milhões.