Governo de São Paulo Assume Papel Central na Luta Contra os Desafios Climáticos

Na última quinta-feira (16), o Governo de São Paulo promoveu debates sobre mudanças climáticas, conduzidos pela Defesa Civil estadual, durante a segunda edição do Congresso Internacional de Resiliência Climática, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Este ano, o foco do congresso foi “O Financiamento Público e Privado para a Redução de Riscos e Desastres”, discutindo estratégias para fortalecer as políticas públicas de prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM: Summit Agenda SP+Verde: visitas guiadas a projetos de sustentabilidade em destaque

A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que apresentou as linhas de crédito da Desenvolve SP, e do tenente coronel Rinaldo de Araújo Monteiro, coordenador adjunto da Defesa Civil, que discorreu sobre as iniciativas para aumentar a resiliência climática nos municípios.

“Nos últimos anos, a Defesa Civil se preparou intensamente. Após o evento em São Sebastião, o Governo de São Paulo fez investimentos significativos em ações de prevenção e resposta às mudanças climáticas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico desempenhou um papel crucial, principalmente no financiamento de projetos de resiliência nos municípios e na colaboração com a iniciativa privada, como visto na tragédia do Litoral Norte”, enfatizou o tenente coronel Rinaldo Araújo Monteiro.

O evento, apoiado pelo Movimento União Br e pela Firehouse Subs, reuniu especialistas nacionais e internacionais, autoridades, representantes de ONGs, acadêmicos e líderes do setor privado. A programação incluiu painéis temáticos, workshops e mesas redondas focadas na integração de tecnologias emergentes e práticas sustentáveis para lidar com os impactos de eventos climáticos extremos.

Equipes da Defesa Civil no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Divulgação/Governo de SP

Durante os quatro painéis do congresso, a Defesa Civil destacou renomados profissionais de instituições tanto públicas quanto privadas para discutir o papel desses setores frente às mudanças climáticas. Daniela Zen, do Banco Itaú, Paulo Boneff, da Gerdau, e Daniel Packness, da Firehouse Subs, abordaram a contribuição da iniciativa privada na mitigação de riscos em áreas vulneráveis.

No tocante a Fundos Orçamentários voltados ao apoio em desastres, a diretora da Defesa Civil, major Tatiana Rocha, falou sobre a criação do Fundo Estadual da Defesa Civil. Também participaram Natalia Moreira, da Zurich Santander, e Nathalia Abreu, da Zurich Seguros.

LEIA TAMBÉM: Meio Ambiente em SP é elogiado pelo avanço em transparência e políticas de integridade

Além das iniciativas do Governo do Estado, Carina Dolabella Pereira, coordenadora de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, compartilhou insights sobre os planos estratégicos para os desafios da agenda climática.

“Temos planos que consideram a longo prazo todos os desafios da agenda climática. Focamos na mitigação das emissões de gases de efeito estufa, e a adaptação traz um grande desafio territorial: precisamos implementar maior resiliência, considerando todos os ecossistemas”, afirmou Carina Dolabella Pereira.