Nova Volkswagen Amarok 2027 é vista em Taubaté com plataforma chinesa

A nova geração da Volkswagen Amarok está começando a se formar no Brasil. Apesar do lançamento estar previsto para 2027, a picape já se encontra em testes no interior de São Paulo, nas imediações da fábrica de Taubaté.

Um protótipo camuflado foi capturado pelo perfil Placa Verde no Instagram, revelando um design mais robusto e imponente do que a versão anterior. A nova Amarok sinaliza uma mudança significativa para a Volkswagen, integrando tecnologia chinesa e foco na eletrificação.

A futura Amarok resulta da parceria entre Volkswagen e SAIC Motor, utilizando a plataforma da Maxus Terron 9 — conhecida na China como Interstellar X. Essa colaboração permite redução de custos e aceleração do desenvolvimento de um produto global, com produção concentrada na Argentina. A versão sul-americana terá sua própria identidade, desenhada pelo designer brasileiro José Carlos Pavone.

O novo modelo deve ter dimensões maiores. A picape chinesa possui 5,50 m de comprimento, 2,00 m de largura, 1,86 m de altura e 3,30 m de entre-eixos — medidas que superam as da Amarok atual e se aproximam de modelos maiores como a Ram 1500. Isso não só ampliará o espaço interno como aumentará a capacidade de carga, reposicionando a Amarok entre as picapes médias e grandes.

Flagras do veículo mostram uma frente com linhas retas, ampla entrada de ar escurecida e capô plano, conferindo um aspecto mais robusto. As laterais seguem a mesma estética, com cintura alta e transição suave entre a cabine e a caçamba. Na traseira, as lanternas verticais interligadas enfatizam a influência do design chinês — semelhante ao que ocorreu com a Fiat Titano e sua contraparte chinesa.

No interior, a Interstellar X aposta em telas digitais e redução de comandos físicos, uma tendência que a Volkswagen provavelmente adaptará. Embora a motorização ainda não tenha sido confirmada, está garantido que a nova Amarok terá opções a combustão e, futuramente, versões híbridas — beneficiando-se da flexibilidade da plataforma chinesa, que foi projetada para acomodar sistemas 100% elétricos.

O investimento de US$ 580 milhões na fábrica de General Pacheco, Argentina, assegura a produção local da nova geração. A Volkswagen confirmou ao governo argentino que haverá pelo menos uma versão híbrida. Enquanto a nova Amarok não é lançada, a atual versão continuará nas vendas com uma leve reestilização, motor V6 turbodiesel com Arla32 e novas cores, mantendo as operações durante essa transição.

A estreia global da nova Amarok está programada para 2026, com sua chegada ao mercado no O objetivo é claro: preservar a essência da picape, enquanto a torna mais poderosa e equipada com tecnologia para enfrentar uma nova geração de concorrentes — em um segmento que está se tornando cada vez mais competitivo e se transformando em direção à eletrificação.