Compreenda como alterações no estilo de vida podem contribuir para a prevenção do câncer de mama.

No Outubro Rosa, o Governo de São Paulo enfatiza a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, entre janeiro e julho deste ano, mais de 350 mil procedimentos clínicos ambulatoriais e 13,3 mil internações relacionadas a neoplasias mamárias foram realizados. A prevenção se inicia com mudanças no estilo de vida.

O médico ginecologista do Hospital das Clínicas FMUSP, Carlos Ruiz, destaca a conexão entre obesidade, sedentarismo e câncer. “A gordura atua como um armazenamento natural de hormônios. O excesso de tecido adiposo causa inflamação no organismo, e a inflamação pode levar ao câncer. Indivíduos com obesidade e falta de atividades físicas têm um risco maior não apenas de desenvolver câncer de mama, mas também outros tipos de câncer”, explica.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: Carreta da Mamografia atende servidoras e detentas do sistema prisional de SP

O consumo de álcool também é um fator de risco relevante. “O álcool afeta várias funções corporais e pode ter um efeito nocivo no DNA, provocando alterações na duplicação celular. Além disso, prejudica a função hepática”, alerta Ruiz.

A história familiar também desempenha um papel importante. Embora apenas uma fração dos casos tenha uma origem genética, mulheres com parentes próximos diagnosticados devem redobrar a atenção. “Ter um histórico familiar exige que se tenha hábitos saudáveis, boa alimentação, cuidados com a saúde mental e exercícios adequados. Isso pode fazer toda a diferença”, ressalta o médico.

Juntamente com a mudança de hábitos, o diagnóstico precoce é crucial. Ruiz afirma que a mamografia é significativamente mais eficaz que o autoexame, que muitas vezes é mal interpretado como uma forma de prevenção. “Exames de imagem podem detectar tumores em estágios muito iniciais, antes mesmo de serem identificáveis ao toque. Nódulos palpáveis geralmente têm entre 1,5 a 2 cm”, adiciona.

LEIA MAIS: Outubro Rosa: quatro maneiras de agendar mamografia gratuitamente em SP

Dicas para promover hábitos saudáveis e reduzir o risco de câncer de mama

  • Incorpore atividade física no cotidiano: prefira subir escadas a usar o elevador, desça um ponto antes do ônibus ou faça caminhadas curtas nos intervalos de trabalho.
  • Opte por uma alimentação saudável: leve frutas, castanhas ou iogurte para evitar lanches ultraprocessados fora de casa.
  • Durma bem: procure priorizar pelo menos 7 horas de sono, sempre que possível, e reserve momentos para relaxar e reduzir o estresse.
  • Modere o consumo de álcool: substitua bebidas alcoólicas por água saborizada, sucos naturais ou chás.
  • Realize check-ups rápidos: utilize consultas de rotina, como as do ginecologista, para solicitar exames de rastreamento.
  • Contate as Mulheres de Peito: agende mamografia pelo 0800 779 0000 sem precisar de solicitação médica, ou confira a itinerância das Carretas através do app do Poupatempo.