O paratleta Alessandro da Silva, integrante do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté, conquistou a medalha de prata no lançamento de disco durante o Campeonato Mundial de Paratletismo, realizado em Nova Délhi, Índia.
A final da classe F11, destinada a deficientes visuais, ocorreu na madrugada de sexta-feira, 3 de outubro (horário brasileiro), que corresponde à manhã em Nova Délhi. Com esta conquista, Alessandro aumenta sua coleção para seis medalhas em cinco participações em campeonatos mundiais.
Alessandro, conhecido como “Gigante”, é tricampeão mundial no lançamento de disco na classe F11, com títulos conquistados em Londres (2017), Dubai (2019) e Paris (2023).
O atleta taubateano também possui duas medalhas no arremesso de peso: bronze em Dubai e prata em Paris, não competindo no mundial de Kobe em 2024.
No campeonato, Alessandro era considerado um dos favoritos e confirmou sua posição como um dos principais nomes do lançamento de disco mundialmente. Ele iniciou a prova com um lançamento de 39,29 m. Nos dois lançamentos seguintes, teve dificuldades, com marcas de 37,05 m e 37,58 m, mas na quarta rodada, superou-se com um lançamento de 40,14 m, garantindo a medalha de prata. Nos últimos lançamentos, arriscou, mas não conseguiu melhorar sua marca, ficando com o vice-campeonato.
O campeão da prova foi Hassan Bajoulvand, do Irã, com um lançamento de 41,70 m. O pódio foi complementado por Alvaro Cano, da Espanha, que conquistou o bronze com 39,28 m.
Taubaté em Nova Délhi
Com a medalha de Alessandro, Taubaté encerrou a participação no mundial da Índia com duas medalhas de prata. Anteriormente, na segunda-feira (29), André Rocha também conquistaou o vice-campeonato mundial no lançamento de disco, na classe F52, para atletas cadeirantes.
Aos 48 anos, André, em sua quarta participação em mundiais, agora possui quatro medalhas: ouro em Londres (2017), bronze em Paris (2023), ouro em Kobe (2024) e prata em Nova Délhi (2025).
O Campeonato Mundial de Paratletismo prossegue até este domingo, 5 de outubro. A competição pode ser acompanhada ao vivo no Brasil pelo canal SporTV e pela Cazé TV no YouTube.
Fonte: PortalR3
Leave a Comment