A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) lançou na quarta-feira (1º) a operação Teile, focada na recuperação de créditos tributários relacionados a transações suspeitas de simulação, envolvendo empresas que fabricam e comercializam peças e acessórios para veículos automotores.
Trinta auditores fiscais da Receita Estadual foram designados para realizar diligências em quatro empresas localizadas em Salto, Indaiatuba, São Pedro e Cabreúva.
A investigação revela a utilização de empresas devedoras crônicas com o intuito de reduzir a carga tributária do verdadeiro contribuinte, beneficiando as empresas sob suspeita.
O montante total de créditos de ICMS que levantam suspeitas de apropriação irregular chega a aproximadamente R$ 46 milhões nos últimos quatro anos e meio, com tendência de aumento devido à persistência dessas infrações.
Dada a gravidade da fraude e os valores altos envolvidos, a operação Teile visa não apenas interromper a lesão fiscal em curso, mas também incentivar os outros agentes do setor a adotarem práticas fiscais adequadas.
Leave a Comment