Redução de homicídios, latrocínios e feminicídios em agosto.

A cidade de São Paulo apresentou a maior redução no número de crimes, registrando uma queda de 27,6% ao passar de 47 para 34 casos.

O Estado de São Paulo viu uma diminuição nos índices de homicídios, latrocínios e feminicídios em agosto, de acordo com o balanço mensal da Secretaria da Segurança Pública.

No total, ocorreram 190 homicídios dolosos (com intenção de matar) em todo o estado, o que representa uma baixa de cinco casos em comparação com agosto do ano anterior, sendo este o menor número já registrado para esse mês.

LEIA TAMBÉM: SP Por Todas: projeto pioneiro de SP já prendeu 73 agressores de mulheres em dois anos

A cidade de São Paulo teve a maior diminuição, reduzindo seus casos de 47 para 34. A região da Baixada Santista, sob a responsabilidade do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter), registrou seis homicídios, uma baixa de 11 em relação ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado de 2024, as cidades paulistas totalizaram 1.628 homicídios intencionais, com um aumento de dez casos em relação a 2023; mesmo assim, essa é a segunda menor marca histórica para este período.

Os latrocínios, ou seja, roubos com morte, também diminuíram, com oito casos registrados em agosto, um a menos do que no mesmo mês do ano anterior. No ano, a contagem totalizou 92 ocorrências, pela primeira vez abaixo de cem, representando uma queda de 20,6%.

Os feminicídios também apresentaram uma redução. Após 23 casos em julho, as Delegacias de Defesa da Mulher registraram 15 ocorrências em agosto, uma a menos que no mesmo mês do ano passado.

No que diz respeito aos estupros, foram formalizadas 1.253 queixas em agosto, ligeiramente acima das 1.250 do mesmo mês de 2024.