A inclusão no Sisbi-POA amplia a capacidade de venda de produtos de origem animal que são inspecionados pelo município.
Os produtores rurais de Taubaté, que possuem certificação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), agora poderão vender seus produtos de origem animal em todo o Brasil.
A concessão desse benefício se deve à adesão ao Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), administrado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária). Com isso, as certificações emitidas pelo SIM do Consórcio podem agora ser transferidas para o Sisbi.
Entretanto, essa adesão não é automática. O produtor rural deve expressar seu interesse ao solicitar a certificação do SIM. O Consórcio 3 Rios, responsável pelo processo, disponibilizará orientações e realizará a avaliação necessárias.
Após a obtenção do certificado SIM, o processo de formalização junto ao Sisbi pode levar de seis a oito meses.
A empresa que produz alimentos de origem animal dentro do município deve se regularizar conforme o SIM. As solicitações podem ser feitas através da plataforma 1Doc da Prefeitura: https://taubate.1doc.com.br/atendimento.
SIM Taubaté
No dia 18, a Prefeitura de Taubaté concedeu o primeiro certificado do SIM. Este serviço, ligado à Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, é responsável pela inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal no município, abrangendo carnes, pescados, leite, ovos e mel, tanto nas etapas de produção quanto nos de beneficiamento, manipulação e distribuição.
O SIM Taubaté faz parte do Consórcio Municipal Três Rios, permitindo a comercialização em outros 22 municípios participantes. Agora, com o Sisbi, os produtores têm a oportunidade de expandir suas vendas a um nível nacional.
Leave a Comment