GCM enfrenta sucatas irregulares em operação policial em Taubaté

Na última quinta-feira (25), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Fiscalização de Posturas de Taubaté participaram da “Operação Impacto – Ferro Velho”, organizada pela Polícia Militar. Esta ação visou combater o comércio ilegal de materiais furtados, com foco em fios de cobre e sucatas provenientes de prédios públicos e da rede elétrica.

A operação começou às 9h, com concentração no 5º Batalhão da Polícia Militar do Interior, e contou com a colaboração do Canil do 3º BAEP, representantes de duas operadoras de telefonia e da concessionária de energia EDP, que auxiliaram na identificação de cabos e equipamentos suspeitos.

Nove estabelecimentos nos bairros Terra Nova, Jardim Sônia Maria, Jardim Paulista, Campos Elíseos, Itaim e Chácaras Reunidas foram inspecionados. Como resultado, quatro locais foram notificados e interditados devido à ausência de Alvará de Funcionamento e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Em dois endereços nos bairros Jardim Sônia Maria e Terra Nova, foram apreendidos modems de internet de operadoras, com suspeita de origem irregular.

Durante a operação no Jardim Paulista, a Polícia Militar prendeu um homem procurado pela Justiça por tentativa de homicídio. Outros estabelecimentos inspecionados estavam regulares ou não apresentavam atividade no momento da visita.

Além da operação integrada, a Prefeitura de Taubaté realiza desde janeiro a “Operação Ferro Velho”, conduzida pela GCM e pela Fiscalização de Posturas. Até o momento, essa iniciativa já fiscalizou 44 estabelecimentos, identificou 661,5 kg de materiais e apreendeu 91,5 kg por falta de nota fiscal, além de diversas autuações.