Detran-SP aumenta em quase 60% o uso de bafômetros nas operações.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) aumentou em quase 60% suas ações contra a condução sob influência de álcool. Durante a Semana Nacional de Trânsito (SNT), de 18 a 25 de setembro, foram abordados 42.400 motoristas, um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2024. No total, ocorreram 56 operações com bafômetro, 36,6% a mais que no ano anterior.

A presença de álcool no sangue é a segunda principal causa de acidentes e mortes no trânsito, ficando atrás apenas da velocidade excessiva. Por esse motivo, essa questão tem sido uma prioridade nas ações do Detran-SP.

No ano passado, a Semana Nacional de Trânsito já apresentava dados significativos no enfrentamento da direção alcoolizada: foram 41 operações com 26.700 motoristas abordados, um crescimento de 61% em relação à SNT de 2023, que parou 16.500 veículos em 35 operações.

LEIA TAMBÉM: Com maior fiscalização, multas por dirigir alcoolizado aumentam 83,8%

A fiscalização em relação ao transporte de crianças e adolescentes também foi intensificada por meio das Operações Transporte Escolar Seguro (OTES). Em 2024, foram realizadas 15 OTES, enquanto neste ano o número subiu para 43, com 229 veículos abordados.

Os motociclistas, que representam o grupo mais vulnerável nas estradas, também receberam atenção especial em 2025. As operações voltadas para motos totalizaram 28 eventos, parando 2.605 condutores.

Durante cada abordagem, as equipes do Detran-SP não apenas checam a conformidade das motos e os itens de segurança, como capacetes e cintos de segurança, mas também aproveitam a oportunidade para educar motociclistas e motoristas sobre a responsabilidade de todos na preservação da vida no trânsito.