Caravana 3D: Obras de expansão do canal de Nova Avanhandava na Hidrovia Tietê-Paraná alcançam 78,4% de progresso.

Nesta quarta-feira (17), o governador Tarcísio de Freitas inspecionou as obras de ampliação do canal de Nova Avanhandava, no primeiro dia da Caravana 3D na região de Araçatuba. Essa intervenção é vital para a hidrovia Tietê-Paraná, um dos principais corredores logísticos do agronegócio brasileiro, conectando produtores do Centro-Oeste e Sudeste ao Porto de Santos, a principal rota de exportação do país.

Com um investimento estimado de R$ 315,3 milhões (sendo R$ 22 milhões do Tesouro Estadual), 78,4% da obra já foi executada, com a conclusão prevista para 2026. O projeto visa aumentar a capacidade do transporte hidroviário, oferecendo uma alternativa mais competitiva ao rodoviário, reduzindo custos e emissões poluentes, e contribuindo para benefícios econômicos e ambientais. Isso solidifica a hidrovia como um eixo de integração econômica e um atrativo turístico, reafirmando o papel de São Paulo na liderança de soluções logísticas de longo prazo.

“Essa obra é fundamental para garantir que a hidrovia funcione de maneira mais resiliente durante estiagens. Além disso, possibilitamos um sistema mais sustentável ao substituir muitas carretas por barcaças. Isso alivia as estradas, economiza combustível e contribui para a descarbonização do transporte,” afirmou Tarcísio de Freitas.

Durante a visita, o governador observou uma das explosões controladas para o desmonte de rochas, uma etapa essencial nas obras. Essa atividade faz parte da Caravana 3D — Desenvolvimento, Diálogo e Dignidade, uma iniciativa do Governo de São Paulo que visita diversas regiões, levando investimentos e soluções para os municípios. O governador estava acompanhado pela secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e pelo subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim.

Obras na Região

As obras estão localizadas a jusante da eclusa de Nova Avanhandava, entre Buritama e Brejo Alegre, no Noroeste paulista. O projeto inclui o derrocamento e a escavação de 16 quilômetros de canal, com 60 metros de largura e um calado final de 3,5 metros. Ao final da obra, cerca de 553 mil m³ de rochas serão removidos, aumentando a capacidade de transporte da hidrovia de 2,5 milhões para até 7 milhões de toneladas anualmente. Até agora, aproximadamente 355 mil m³ de rochas já foram extraídos, o que equivale a cerca de 142 piscinas olímpicas.

Tecnologia e Sustentabilidade

A execução das obras combina técnicas tradicionais de desmonte com explosivos de forma controlada, além da utilização de tecnologia de plasma. Nesta técnica, cartuchos são ativados por corrente elétrica, gerando uma reação que fragmenta a rocha de forma eficiente e minimizando vibrações. Essa abordagem aumenta a precisão das detonações e reduz o impacto em estruturas sensíveis. Medidas de proteção à fauna aquática, como cortinas de bolhas, e monitoramento sismográfico contínuo também estão em vigor.

“O compromisso com a sustentabilidade é refletido na obra, onde todo o material é reaproveitado localmente, minimizando impactos ambientais e otimizando a logística. São Paulo demonstra, na prática, que investir em infraestrutura hídrica é investir em eficiência, sustentabilidade e competitividade,” destacou a secretária Natália Resende.

O subsecretário Denis Gerage Amorim detalhou o progresso das obras e seu impacto na competitividade logística: “Com 78,4% da execução concluída, estamos focados em terminar o canal até 2026. Isso triplicará a capacidade de transporte e promoverá um modal mais eficiente para a economia brasileira.”

A ampliação do canal é crucial para garantir a navegabilidade da hidrovia em períodos de seca, minimizando riscos no escoamento de cargas. Antes da retomada das obras pelo Governo de São Paulo em 2023, os trabalhos estavam paralisados desde 2019, exacerbando os problemas enfrentados durante as crises hídricas de 2021/2022. A decisão de retomar o projeto representa uma visão de longo prazo para proteger a produção e assegurar previsibilidade em cenários climáticos desafiadores.

A Hidrovia Tietê-Paraná conecta São Paulo a Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, servindo como um importante elo de integração econômica e atração turística. Em 2025, mais de 61 mil passageiros utilizaram embarcações em roteiros turísticos pelo rio, com destaque para a eclusa de Barra Bonita. A ampliação do canal de Nova Avanhandava representa um passo decisivo para fortalecer a infraestrutura hidroviária, promovendo uma matriz de transporte mais equilibrada, sustentável e econômica para o Brasil.

Sobre a Caravana 3D

A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado, trazendo políticas públicas focadas nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. O objetivo é intensificar a colaboração com os municípios, promovendo investimentos que atendam às necessidades locais e melhorem a qualidade de vida da população.

Essa caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma aproximação e atuação integradas, baseadas na escuta às demandas da população e no diálogo com as lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios com o anúncio de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.