A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou hoje (16) a lista final dos 500 alunos selecionados para o intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo, correspondente ao primeiro semestre de 2026. As listas de classificação, tanto por município quanto gerais, estão acessíveis no portal do programa.
A divulgação da lista final ocorre após o período de recursos. Agora, estudantes e suas famílias têm até 22 de setembro para confirmar a participação no intercâmbio, o que inclui a autorização dos responsáveis e a entrega da documentação necessária para dar início aos trâmites, como o agendamento para a emissão de passaportes.
LEIA TAMBÉM: Prontos Pro Mundo: Governo de SP envia o primeiro grupo de alunos para intercâmbio na Irlanda em 2026
Cada um dos 500 alunos selecionados também poderá consultar seu país de destino durante os três meses de intercâmbio, que envolve a matrícula em high school (equivalente ao Ensino Médio) e hospedagem em lares de famílias anfitriãs. Os países de língua inglesa incluídos no Prontos pro Mundo são: Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Este programa marcará a primeira viagem de alunos para a Irlanda.
Visite: https://www.prontospromundo.educacao.sp.gov.br
Bruna de Souza Silva, aluna da Escola Estadual Professor Benedito Lázaro de Campos, em Itu, está entre os estudantes que irão para a Irlanda no próximo ano, fazendo parte do primeiro grupo a visitar esse país europeu.
“Nunca viajei de avião e sempre sonhei em conhecer outro país. Isso agora será possível com o Prontos pro Mundo. Serei a primeira da minha família e círculo de amigos a viajar para fora do país, o que é uma conquista incrível para todos nós”, compartilha Bruna, ressaltando o apoio que recebe de seus pais e avós maternas e paternas nos estudos.
O que é o Prontos Pro Mundo?
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é totalmente gratuito para os alunos e suas famílias, com todos os custos e a organização gerenciados pela Seduc-SP. Os gastos com passaporte, visto, hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão cobertos. Durante a estadia no exterior, os alunos também receberão uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.
A iniciativa da Educação é garantir que pelo menos um estudante por município atenda a todas as condições do programa, e vagas remanescentes serão preenchidas com base na média de notas, seguindo as diretrizes estabelecidas.
Leave a Comment