O Revelando SP, o maior evento dedicado à valorização das culturas tradicionais de São Paulo, é promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e gerido pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte). A edição de 2025 ocorrerá na capital entre os dias 25 e 29 de setembro, no Parque do Trote, na zona norte da cidade, com entrada gratuita. O evento contará com a participação de 191 representantes de 108 municípios, incluindo 82 na área de artesanato, 58 na culinária e 51 nas manifestações culturais. Antes de São Paulo, o evento passou por Barretos, Iguape, São José dos Campos e Presidente Prudente.
“A cada nova edição, o Revelando SP fortalece o compromisso do Governo de São Paulo em celebrar e preservar nossas tradições. É uma chance de reunir o que há de melhor em artesanato, gastronomia e expressões populares, valorizando mestres e grupos que mantêm vivas as raízes culturais do nosso estado”, afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Dentre os destaques desta edição, estão os bonecões gigantes, que participarão de um cortejo no sábado (27), e o encontro de congadas e moçambiques, com desfile no domingo (28). Os Bonecos do Pirô Piraquara e os da Mantiqueira estarão expostos desde o início do evento e, no sábado, tomarão as ruas do parque em um cortejo junto com outras cidades que preservam essa tradição.
Originários de Portugal e inseridos nas festividades brasileiras, especialmente durante o Carnaval, esses bonecões chegam a três metros de altura, são feitos à mão e representam de forma caricatural personagens da sociedade, misturando humor, crítica social e entretenimento.
No domingo, a concentração do cortejo das congadas e moçambiques será na Casa de Cultura da Vila Guilherme, seguindo rumo ao Parque do Trote. Mais do que uma tradição religiosa, esses desfiles são celebrações de fé, dança e música que preservam memórias, mantêm vivo o patrimônio da cultura negra e destacam sua importância no contexto paulista.
Leave a Comment