Nesta quinta-feira (11), a região de Campinas, interior de São Paulo, recebeu 40 novas viaturas para as Polícias Militar e Civil, com um investimento superior a R$ 5 milhões do Governo de São Paulo. Os veículos destinam-se a melhorar o policiamento e o atendimento a ocorrências nas áreas locais.
Dentre as viaturas, 33 foram alocadas para a Polícia Militar, sendo 24 veículos de grande porte adquiridos com recursos do tesouro estadual, e 9 motocicletas para a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), financiadas por doações e recursos judiciais através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.
As restantes, adquiridas exclusivamente com verba do governo estadual, foram destinadas à Polícia Civil.
Todos os novos veículos estão equipados com tecnologia e sistemas que auxiliam nas operações policiais. “Estamos honrando nosso compromisso de não apenas aumentar o efetivo policial, mas também modernizar a frota. Essas viaturas são essenciais para a missão policial e para estarmos prontos a atender a população”, declarou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante a entrega realizada na praça Arautos da Paz, em Campinas.
Cidades vizinhas, como Bragança, Mogi Guaçu e Jundiaí, também serão beneficiadas com essas novas viaturas.
Região registra menor número de roubos e furtos da história
Entre janeiro e julho deste ano, a região de Campinas alcançou o menor índice de roubos registrados na história, totalizando 3,6 mil casos, uma queda de 14,2% em relação a 2024.
Além disso, os municípios da área registraram a menor quantidade de homicídios dolosos desde 2001, com 108 crimes intencionais no mesmo período.
As forças de segurança conseguiram apreender 10,2 toneladas de drogas, recolher 716 armas de fogo ilegais e recuperar 2,3 mil veículos. Durante esse mesmo período, 10,9 mil infratores foram presos ou apreendidos na área sob a jurisdição do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2.
Leave a Comment