Palácio dos Bandeirantes é iluminado de amarelo em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Nesta quarta-feira (10), a sede do Governo do Estado de São Paulo brilha em amarelo em apoio ao Setembro Amarelo, uma campanha dedicada à prevenção do suicídio e ao cuidado da saúde mental.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2021, a cada ano, mais de 700 mil suicídios são contabilizados globalmente, sem contar as tentativas não consumadas. As razões para isso são variadas, abrangendo fatores sociais, culturais, biológicos e psicológicos, entre outros. Além disso, o suicídio é a terceira principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP implementa iluminação especial em homenagem ao Setembro Roxo

Embora setembro seja o mês que foca na prevenção, o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo. Várias situações cotidianas podem impactar negativamente a saúde mental, e contar com uma rede de apoio é fundamental.

O Governo de São Paulo desenvolve diversas ações voltadas à prevenção do suicídio e ao cuidado integral da saúde mental, como o programa Conviva SP, que atua em mais de 5.000 escolas estaduais, oferecendo suporte psicológico e orientação para os alunos, ajudando na identificação de sinais de risco e garantindo o apoio apropriado.