Grupo Mota-Engil ganha leilão de concessão do Túnel Santos–Guarujá.

Na última sexta-feira (5), o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), promoveu na sede da Bolsa de Valores (B3), na capital, o leilão do Túnel Santos-Guarujá, um projeto chave para a mobilidade no país. A empresa vencedora foi a Mota-Engil Latam Portugal, que apresentou uma proposta com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública anual máxima, estabelecida em R$ 438,3 milhões. A Acciona, empresa espanhola, foi a outra concorrente, oferecendo um desconto de 0%.

“Este é um dia histórico. Após 100 anos de espera, estamos vendo esse projeto se tornar realidade. Muitas pessoas trabalharam para que isso acontecesse. Estamos celebrando hoje o futuro da Baixada Santista, de São Paulo e do Brasil,” disse o governador Tarcísio de Freitas.

Com um investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, a obra será desenvolvida sob a forma de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com um prazo de 30 anos. O aporte público, de até R$ 5,1 bilhões, será dividido igualmente entre o Estado e a União (R$ 2,5 bilhões cada).

O túnel terá um comprimento de 1,5 km, sendo 870 metros submersos, com módulos de concreto pré-moldados, implementados no leito do canal portuário – uma técnica já utilizada em vários países da Europa e Ásia. A infraestrutura contará com três faixas em cada sentido, uma delas destinada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de passagens para pedestres e ciclistas e uma galeria de serviços. Essa abordagem multimodal posiciona a Baixada Santista como parte da mobilidade do futuro, oferecendo soluções rápidas, sustentáveis e inclusivas.

“O leilão do Túnel Santos-Guarujá é um marco para São Paulo e o Brasil. Estamos trazendo uma solução de engenharia moderna, que encurtará distâncias, gerará empregos e revolucionará a mobilidade na Baixada Santista,” ressaltou o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

No momento, a conexão entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que fazem a travessia em cerca de 18 minutos, mas que estão sujeitas a filas e variações. De carro, o percurso pode levar até 1 hora. Com o túnel, essa viagem será reduzida para até 5 minutos, beneficiando diretamente mais de 2 milhões de residentes da Baixada Santista e os trabalhadores que transitam diariamente entre as cidades.

“Hoje é um marco, mas foram 2,5 anos de muito trabalho até aqui. Sabemos que muito ainda está por vir. A Artesp acompanhará esta obra, garantindo qualidade e respeito à população. Estamos realizando um sonho que dura 100 anos,” afirmou Raquel França Carneiro, diretora da Artesp.

Túnel Submerso

A escolha do método de túnel imerso se deu após uma análise técnica detalhada. Opções como ponte e túnel escavado foram descartadas devido a restrições da Base Aérea de Santos, ao tráfego intenso no canal e ao solo instável da região. A solução submersa reduz impactos urbanos e ambientais, diminui desapropriações e permite execução mais rápida e segura.

O contrato estabelece uma tarifa de R$ 6,15 por sentido para veículos, um valor similar ao da balsa atualmente em operação, com isenção de cobrança para pedestres e ciclistas, garantindo assim um acesso inclusivo à travessia.

“O Túnel é um projeto que acompanhamos há muito tempo e é uma infraestrutura crucial para São Paulo, o Porto de Santos e o Brasil. Temos confiança em cumprir nossas obrigações e esperamos iniciar a obra o mais breve possível,” disse Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam Portugal.

O projeto deverá gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, além de capacitação para trabalhadores locais. A obra beneficiará aproximadamente 2 milhões de moradores da Baixada Santista, reduzindo em até 90% o tempo de travessia entre Santos e Guarujá e fortalecendo a integração logística com o Porto de Santos.

A abordagem do projeto foi desenvolvida em diálogo com a comunidade e órgãos reguladores, resultando em ajustes no traçado. Em julho de 2025, a CETESB emitiu um parecer técnico positivo para a Licença Prévia, confirmando a viabilidade ambiental do empreendimento.

O projeto foi também apresentado em uma missão internacional na Dinamarca, Holanda e Noruega, destacando visitas ao túnel Fehmarnbelt (Dinamarca-Alemanha) e reuniões com empresas líderes globais em engenharia de infraestrutura.

Ouça os áudios do leilão do Túnel Santos-Guarujá: