Em 2025, as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô, que vai de Vila Prudente a Penha, atingiram um progresso de 55,1%. Este projeto é um dos mais significativos em termos de infraestrutura atualmente em andamento no Brasil. O ano também foi marcado pela finalização da primeira fase dos túneis construídos pelo Tatuzão, que interligam quatro estações entre Vila Prudente e Vila Formosa.
A conclusão dos túneis neste segmento permitiu a remontagem da Tuneladora Shield na futura Estação Penha, dando início ainda em dezembro à construção do trecho subterrâneo que vai conectar as quatro estações restantes, entre Penha e Vila Formosa.
Neste governo, o projeto avançou cerca de 30 pontos percentuais, com todas as escavações da Fase 1 (até Penha) completadas e as estruturas internas já em desenvolvimento em praticamente todas as frentes. Entre os destaques, as estações Anália Franco, Orfanato e Guilherme Giorgi estão com cerca de 90% da obra civil concluída.
Com 22 frentes de trabalho em operação e empregando tecnologia de ponta, a expansão da Linha 2-Verde atualmente gera 6 mil empregos diretos. A previsão é concluir este trecho até Penha em 2028, que contará com 8 km de extensão comercial e oito novas estações na linha, além de uma nova estação para a CPTM em Penha. Essa expansão beneficiará cerca de 300 mil pessoas, oferecendo mais opções de transporte para os moradores do extremo leste e redistribuindo o fluxo das linhas de metrô e trem existentes.

Leave a Comment